/* ----- Customização do Leia mais (Jump-break) ----- */ .jump-link a:link, .jump-link a:visited, .jump-link a:hover { background: url(https://imagizer.imageshack.us/v2/260x60q90/233/botaocontinuelendo.png) no-repeat left top; padding: 5px; }

segunda-feira, abril 22, 2013

ARTIGO - Falar sozinho ajuda o cerebroa se concentrar




Quando falamos sozinho e em voz alta, nós ajudamos o nosso cérebro a melhorar a concentração.

Quase todo mundo pensa que falar sozinho é coisa de louco, e só fazemos isto quando ninguém está nos ouvindo. No entanto, parece que este costume estimula o cérebro e ajuda a concentrar-se melhor sobre a tarefa ou a um determinado problema a ser resolvido, de acordo com um estudo recentemente publicado no Quarterly Journal of Experimental Pyschology.


Os pesquisadores, das universidades de Wisconsin e Pensilvânia (EUA), realizaram um experimento com 20 voluntários que foram convidados a encontrar diferentes objetos dentro de um quarto. Os cientistas descobriram que as pessoas que repetiram o nome do objeto durante a execução das tarefas conseguiram terminar a prova mais rápido que os outros.

“Se soubermos qual é o objeto, basta repetir o nome dele em voz alta, isto ajuda o nosso cérebro reativar esta informação visual, o que que facilita na pesquisa“, explicam os autores. Assim, a linguagem poderia estimular a percepção, fazendo com que o indivíduo concentre a sua atenção na tarefa determinada a ele. Outros estudos anteriores mostraram que as crianças, quando repetiam em voz alta para realizar tarefas como amarrar os sapatos pro exemplo, aprenderam o processo com mais eficácia.

Futuros cientistas planejam obter imagens escaneando o cérebro durante a realização do experimento e estudar as regiões que são ativadas durante o processo.

FONTE: http://ahduvido.com.br/falar-sozinho-ajuda-o-cerebro-a-se-concentrar

6 comentários:

  1. Oi Peregrino!
    Agora acho q vou me sentir melhor por falar sozinha às vezes que tenho que memorizar algo kkkkkkkk
    Muito legal esse post.
    Abraços,
    Aline

    ResponderExcluir
  2. Doença Real versus “Distúrbio” Mental

    Os “distúrbios” psiquiátricos não são doenças médicas. Não existem exames laboratoriais, exames ao cérebro, raios X ou exames de desequilíbrio quimíco que possam confirmar que qualquer distúrbio mental é uma condição física. Isso não quer dizer que as pessoas não ficam deprimidas, ou que as pessoas que não possam sofrer de períodos emocional ou mental difíceis, mas a psiquiatria redefiniu estas emoções e comportamentos como sendo uma “doença” para poder vender drogas. Esta é uma campanha de marketing brilhante, mas não é uma ciência.

    Leia Mais >>

    Transtornos Psiquiátricos são Votada à Existência

    Os critérios de diagnóstico da psiquiatria são literalmente submetidos a votação para serem considerados váloidos e inseridos no Manual de Diagnóstico e Estatístico para Transtornos Mentais (DSM) da Associação Psiquiátrica Americana. O que é submetido avotação é um sistema de classificação de sintomas que é drasticamente diferente de, e estranho, a seja o que for em medicina. Nenhum dos diagnósticos são apoiados por evidências objectivas de doença física, distúrbio, ou ciência.

    ResponderExcluir
  3. Me senti aliviada agora.

    ResponderExcluir
  4. falar sozinho sempre me ajudou a organizar a bagunça que minha mente é!

    ResponderExcluir
  5. eu sempre falo sozinha. so que eu tinha uma vizinha que não gostava graças a deus ela mudou de perto de mim. é bom conversar sozinho mais tem gente que pensa que a gente é louco.

    ResponderExcluir