/* ----- Customização do Leia mais (Jump-break) ----- */ .jump-link a:link, .jump-link a:visited, .jump-link a:hover { background: url(https://imagizer.imageshack.us/v2/260x60q90/233/botaocontinuelendo.png) no-repeat left top; padding: 5px; }

quarta-feira, outubro 26, 2011

MANUAL DE SOBEVIVENCIA DO DDA

Bom...como cada um de vcs...ja passei por muita coisa.. ja esqueci de coisas importantes, ja levei muita bomba na escola...minha agenda do fundamental é cheio de anotações tipo: "ele não fez o dever de casa... ele não quer saber de estudar"...

Mas por causa de parentes beeem exigentes (Tipo sargentos do exercito) tive que aprender na marra a me adaptar com este tipo de mente... mas graças a isso, pude  passar de ano sem nunca reprovar tanto na escola quanto na faculdade, e passar no Exame de Suficiência do conselho Federalde Contabilidade na qual teve somente 30% de aprovação

Sem contar que fui trabalhar com contabilidade (algo que exige muita atenção) com uma patroa de pavio curto e perfeccionista...

(obs: só falo isso pra dar crédito ao manual e não para me engrandecer)


OBS: 

A- ESTE POST DO MANUAL ESTA INFINITAMENTE ATUALIZANDO
B- ESTAREI FAZENDO  1 POST ESPECIFICO PARA CADA DICA DO MANUAL




00-BASE DO MANUAL

*DÊ O MELHOR DE SI

POIS, O QUE FIZER A MAIS COMPENSARÁ OS ERROS E O QUE FIZER A MENOS (SEU ATIVO COMPENSARÁ SEU PASSIVO


*USE O OLHO POR OLHO A SEU FAVOR

AJUDE E SERÁ AJUDADO, NÃO CONDENE E NÃO SERA CONDENADO, 


*COMPROMISSO DE ESFORÇO E TENTATIVAS

LEVANTE DESTA CADEIRA (LITERALMENTE) COLOQUE A MÃO NO PEITO E DIGA:

"_EU ME COMPROMETO A OFERECER O MELHOR DE MIM, EM TODAS AS ÁREAS POSSIVEIS,

_MESMO QUE NA HORA, EU SINTA UM CANSAÇO ESTRANHO SÓ DE PENSAR EM FAZER OU RESOLVER ALGO PROBLEMATICO OU DE FAZER ALGO QUE ME AJUDARIA OU AO MEU TRABALHO/CURSO SE FIZESSE, MESMO QUE NÃO SEJA OBRIGATÓRIO,

_EU SEI QUE SE NÃO CUMPRIR ESTE COMPROMISSO EU ESTAREI ME TRAINDO E TRAZENDO PARA MIM TRISTEZA, SOFRIMENTO E NENHUMA ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR, ME MOSTRANDO COMO UM FRACO, SEM CORAGEM DE ENFRENTAR A VIDA E ME TRAZENDO CONSEQUÊNCIAS INFINITAMENTE RUINS"

*SEJA UMA BOA PESSOA (EM TODOS OS ASPÉCTOS DA VIDA)

MOSTRE-SE PURO E SUA IMAGEM NÃO SERÁ CORROMPIDA POR SEUS ERROS NÃOS INTENCIONAIS

(ENTÃO FAÇA DESDE AS COISAS MAIS PEQUENAS COMO DEVOLVER 10 CENTAVOS DE TROCO AMAIS, ATÉ AS MAIORES COMO DEVOLVER UM CELULAR QUE ACHOU, ALÉM DE NUNCA FALAR MAL DOS OUTROS)


*FORÇA DE VONTADE

SE VOCE TEM FORÇA DE VONTADE PARA LEVANTAR DA CAMA (MESMO COM AQUELA VONTADE DE CONTINUAR DORMINDO) E VAI TRABALHAR/ESTUDAR, ENTÃO VOCE PODE TER ESTA FORÇA PARA COLOCAR OS SUAS OBRIGAÇÕES Á FRENTE DE SEUS PRAZERES, POIS DA MESMA FORMA QUE VC PENSA NO QUE PODE ACONTECER SE CONTINUAR DORMINDO, VC PODE PENSAR NO QUE PODE ACONNTECER SE SEU PRAZER VIER EM 1º LUGAR


*SE VOCE NÃO SE ADAPTA AO MEIO O ENTÃO ADAPTE O MEIO A VOCE!

PENSE O QUANTO PUDER NO QUE VC PODERIA PROVIDENCIAR PARA QUE TUDO O QUE VOCE FIZER SEJA MAIS FÁCIL POSSIVEL

ENTÃO USE A:

->ORGANIZAÇÃO<-

(SE UMA PESSOA NORMAL NÃO CONESGUE AGIR EM MEIO A BAGUNÇA, MUITO MENOS NÓS CONSEGUIREMOS)

PENSE ASSIM PARA FACILITAR:

-COMO EU DEIXARIA AS COISAS NO MEU TRABALHO PARA QUE UM NOVO FUNCIONÁRIO QUE ENTRASSE NA EMPRESA PUDESSE SABER COMO TRABALHAR?

-COMO EU DEIXARIA AS COISAS NO MEU CADERNO PARA QUE UM ALUNO QUE NÃO ESTUDOU PUDESSE SABER A MATÉRIA TODA?



* MANUAL:

1-ANOTE TUDO QUE DEVE FAZER COM NUMERAÇÃO DA ORDEM
(PREFERÊNCIA: CARDENETA QUE CAIBA NO BOLSO E NADA DE PALAVRAS SOLTAS, APRENDA A ESCREVER TUDO COM DETALHES, "E VC NÃO PAGARA DE ESQUECIDO ANOTANDO TUDO E SIM DE ORGANIZADO")


2-PENSE SEMPRE NO QUE PODE ACONTECER DEPOIS QUE VOCÊS FIZER ALGO


3-NA NOITE, DEIXE TUDO QUE VOCÊS DEVE USAR NO DIA SEGUINTE JUNTO NUM MESMO LUGAR (PREFERÊNCIA ESCRIVANINHA AO LADO DA CAMA)


4-NO SERVIÇO, PENSE SEMPRE SE TEM ALGO QUE VOCÊ POSSA FAZER, POR MENOR QUE SEJA.


5-SE DEIXOU ALGO SEM FAZER, POR MAIS CHATO, DIFÍCIL, E PROBLEMÁTICO QUE SEJA, CORRA ATRÁS (A DOR DE CABEÇA DEPOIS É BEM MAIOR)


6-TENHA UM HOBBY ARTÍSTICO (MUSICA,DESENHO, DANÇA) AJUDA A SE ENTURMAR E TREINAR CONCENTRAÇÃO.


7-PENSE NO SEU HOBBY E SUAS COISAS PREFERIDAS APENAS QUANDO ACABAR O SERVIÇO (AUTOCONTROLE É ESSENCIAL)


8-USE A CRIATIVIDADE DE UM DDA PARA DESCOBRIR SOLUÇÕES DE PROBLEMAS (VAI TREINANDO QUE É BOM E AJUDA COMO PROFISSIONAL NA EMPRESA E NAS AULAS)


9-USE A CRIATIVIDADE PARA DESCOBRIR MODOS MAIS FÁCEIS E MAIS RÁPIDOS DE SE FAZER TAREFAS (A PREGUIÇA DE FAZER ALGO DIFÍCIL OU DEMORADO AJUDA NISSO)


10-NUNCA CONFUNDA O QUE É REAL COM O QUE VC GOSTARIA QUE FOSSE REAL (EM TODOS OS ASPECTOS)


11-PROCURE PROFISSÕES QUE ENVOLVAM CRIATIVIDADE (OPCIONAL)


12-ADOTE UMA PERSONALIDADE MENOS SÉRIA (POIS SE FOR DO TIPO BRINCALHÃO AS PESSOAS NÃO VÃO SABER SE AS BESTEIRAS QUE VOCE FAZ É DE BRINCADEIRA OU SE VOCÊ REALMENTE É... DIGAMOS "BOBO" OU PIOR...)


13-NÃO RECLAME ANTES DE PENSAR BASTANTE SE VOCÊ TEM MESMO RAZÃO (EX: O CARA ENTROU NA SUA FRENTE NA FILA, MAS AI VOCÊ PERCEBE DEPOIS QUE TA SÓ ACOMPANHANDO ALGUÉM DA FILA)


14-LEVE AS TRAPALHADAS QUE FIZER NA ESPORTIVA (EX: SE VC NÃO ENTENDEU O QUE UM AMIGO SEU FALOU, E ELE REPETIR 3 VEZES OU MAIS, DEPOIS QUE ENTENDER O QUE ELE FALOU CONTINUE PERGUNTANDO O QUE ELE FALOU, QUE AI ELE VAI PENSAR QUE VC TAVA BRINCANDO COM ELE DESDE O INICIO, PORQUE É MELHOR SE PASSAR POR BRINCALHÃO DO QUE...VCS SABEM)


15-SE ESTIVER "ELÉTRICO" RESPIRE FUNDO UMAS 5 VEZES (SEMPRE ME AJUDA)


16-SEMPRE ACEITE AJUDAR SEUS AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO E SERVIÇO, POIS QUANDO VC PRECISAR..OU ELES VÃO ACEITAR SEU PEDIDO OU ELES VÃO OFERECER AJUDA. (AJUDAVA O PESSOAL DA FACULDADE COM MATEMÁTICA, E O RESTO..VCS SABEM)


17-SONHAR É BOM, MAS TENTE NÃO FAZER ISSO NO SERVIÇO (TENTE PELO MENOS, É DIFÍCIL MAS É PIOR SE NÃO TENTAR)


18-NO TRABALHO CRIE UM "PASSO-A-PASSO" DE CONFERÊNCIA DE SERVIÇO PARA EVITAR QUALQUER TIPO DE ERRO (ME AJUDA MUITO)


19-SE ALGUM VICIO ESTA TE PREJUDICANDO NO TRABALHO, ESTUDO OU SONO, PENSE: "VALE A PENA PASSAR TUDO ISSO POR CAUSA DISSO' (NO MEU CASO FOI JOGO DE INTERNET DE MULTIJOGADORES ONLINE)


20-NÃO SEI QUANTO A VCS, MAS CAFÉ ME AJUDA (AI É OPCIONAL)


21-SEJA O MAIS HONESTO E BONDOSO POSSÍVEL, POIS SE UM DIA VC FIZER ALGO RUIM "SEM QUERER QUERENDO" VÃO ACREDITAR EM VC.


22-LEIA MUITO (JORNAL, REVISTAS E TALS) BÁSICO NÉ?!?


23-LARGUE O AÇÚCAR E FRITURA, POIS AGRAVA A FALTA DE ATENÇÃO (EU ESCREVI ISSO MAIS ESSA PARTE TO DEVENDO, Ñ CONSIGO)


24-NUNCA USE PENSAMENTOS NEGATIVOS PARA TENTAR SE FOCAR NAS COISAS (ISSO ME FEZ FOCAR, MAS ME DEIXOU COM DEPRESSÃO MUITO FORTE, NÃO COMPENSA O SOFRIMENTO)


25-TENHA COMO FILOSOFIA: A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO (NO NOSSO CASO, NOSSO ARQUIINIMIGO)


26-"NUNCA" FALE MAL DE ALGUÉM A MENOS QUE SEJA DA A PESSOA COM QUEM ESTEJA FALANDO, E ISSO APENAS SE FOR ALGO PARA AJUDá-LO A SE CORRIGIR E SE FOR TEU AMIGO (QUEM COM FERRO FERE.. ISSO VOLTA P GENTE 10X MAIS)


27-TEM ALGO IMPORTANTE PRA FAZER DEPOIS? REÚNA TUDO O QUE VAI PRECISAR COM ANTECEDÊNCIA. (PELO MENOS NO DIA ANTERIOR)


28-USE E ABUSE DO ALARME DO CELULAR PRA FAZE COISAS (TOMAR REMÉDIO, COMPROMISSOS, ETC.)


29-PENSE MUITO BEM ANTES DE FAZER ALGO QUE VC "ACHA" QUE PODE SER ENGRAÇADO!


30-CUIDADO COM A EMPOLGAÇÃO, SÓ COMEMORE COISAS QUANDO JA TIVER A VITÓRIA NA MÃO (A MENOS QUE SEJA A LONGO PRAZO)


31-PENSE BEM NO QUE AS PESSOAS VÃO PENSAR CASO VC VÁ FAZER ALGO "PUBLICO" QUE SEJA EXCÊNTRICO (PRA NÃO SE REMOER DEPOIS)


32-NÃO PARE NA PRIMEIRA INFORMAÇÃO,RESULTADO OU OPINIÃO, SEMPRE BUSQUE UM SEGUNDO OU QUEM SABE, UM TERCEIRO DE TUDO (GUARDE MUITO BEM ISSO)


33-SE BATEU AQUELA FALTA DE VONTADE DE ESTUDAR PRA UMA PROVA, TENTE "FICAR NERVOSO" PENSANDO NO QUE PODE ACONTECER SE VC TIRAR NOTA BAIXA OU REPROVAR (PRESSÃO É MUITO RUIM A CURTO-PRAZO, MAS AJUDA A DAR VONTADE DE ESTUDAR PELO MENOS 1 SEMANA ANTES DA PROVA)


34-NÃO FALE QUE TEM DDA PRAS PESSOAS A MENOS QUE SEJA DA FAMÍLIA. (É SÓ FALAR QUE É UM DISTÚRBIO QUE JA ATRAPALHA, AI ISSO SE ESPALHA...O SER HUMANO É ASSIM)


35-SEMPRE ACEITE DICAS E CONSELHOS (APRENDA A NÃO SER ORGULHOSO, POR QUE A VIDA NOS FORÇA A NÃO SER ASSIM)


36-SE VEJA COMO UM FUSCA EM RELAÇÃO A UM CARRO DE F1 (O F1 VAI BEM MAIS RÁPIDO, MAS NÃO VAI MUITO LONGE POR QUE OS PNEU E A GASOLINA GASTAM RÁPIDO, JÁ O FUSCA VAI BEM MAIS LONGE MESMO TENDO QUE DAR UM EMPURRÃOZINHO DE VEZ ENQUANDO)


37 - PARA TDAH METIDO A COZINHEIRO.

COMPRE UM TIMER DE COZINHA E UMA CHALEIRA

QUE APITA QUANDO AMBOS FERVE. AMBOS TEM NAS CASAS DE 1,99.

A UTILIDADE PARA GENTE DISTRAIDA É ÓBVIA

AMPLEXOS.

(De marcelo4)

38- DEU MANCADA? PAGOU MICO? SAIBA QU PODERIA TER SIDO PIOR, COMO PODERIA? CABE A VC IMAGINAR (ME AJUDA BASTANTE DEPOIS DE UMA TRAPALHADA)


39- PENSE BEM ANTES DE COMPRAR UMA MOTO, JÁ QUE A DISTRAÇÃO PREJUCDICA MUITO!!!

(De Glaubin)

40- EVITE OLHAR PARA O NADA


41-TREINE PENSANDO COM PALAVRAS (EU NÃO SEI QUANTO A VCS... MAS EU SEMPRE PENSEI E LEMBREI DE COISAS UTILIZANDO IMAGENS..TIPO.. EU ME VEJO NA MINHA CABEÇA LIGANDO O AR CONDICIONADO... MAS TREINE FALANDO:

 "EU TENHO QUE LIGAR O AR CONDICIONADO"

PQ AJUDA MUITO A LEMBRAR DO QUE TE FALARAM


42-EVITE OLHAR PARA O NADA NA AULA E TRABALHO (PARA VIAJARMOS POR VONTADE PRÓPRIA NÓS OLHAMOS PARA A PARTE MAIS CHATA E MENOS MOVIMENTADA PRA FACILITAR A VIAJEM... SE VC FAZ ISSO AUTOMATICAMENTE, ENTÃO VC ESTA VICIADO! EU FALO ISSO PQ DE TANTO TENTAR CONSEGUI CONTROLAR P FAZER ISSO SOMENTE QUANDO QUERO COMO "FILA DE BANCO")


43-PARE TUDO NO MINIMO 4 VEZES AO DIA (AO ACORDAR, AO ALMOÇAR, AO ANOITECER E ANTES DE DORMIR) SOMENTE PARA PENSAR O SEGUINTE:

"EXISTE ALGO PARA ME LEMBRAR?"

(EXISTE MOMENTOS QUE NÃO NOS LEMBRAMOS DE ALGO PQ SOMENTE NÃO FAZEMOS ISSO. PORQUE  SE EU SEI BEM...ISSO É AUTOMATICO EM QUEM NÃO TEM DDA


44- SE ESTIVER MUITO "ELÉTRICO" PARA SE CONCENTRAR, TENTE O VELHO TRUQUE DE RESPIRAR FUNDO UMAS 5 VEZES (DIMINUI MUITO ISSO). 


45- SE TIVER ALGUMA OBRIGAÇÃO A FAZER NUNCA "AGENDE" SEU "VÍCIO" (JOGOS ONLINE, INTERNET, VIDEOGAME, TV...E VAI INDO) ANTES DA SUA OBRIGAÇÃO, POIS VC PROVALVEMENTE NÃO LARGARÁ TÃO CEDO (EM RELAÇÃO A VÍCIO, BASTA UM PEQUENO IMPULSO QUE VAMOS LADEIRA ABAIXO)


46-TA VICIADO? QUER LARGAR? NÃO IMPORTA O QUE SEJA, CORTE IMEDIATAMENTE, SE NÃO CONSEGUIR... PEÇA A ALGUEM, P CORTAR. TENTE PELO MENOS FICAR SEM 1 SEMANA QUE É MAIS OU MENOS O TEMPO NESCESSÁRIO PARA SE ESQUECER DO PRAZER QUE DA AQUILO E PAA SE REFRETIR SE OS PROBLEMAS QUE ISSO CAUSA VALE A PENA.


47- TENTE TER PACIENCIA...

"SE PARA QUE ALGO QUE VC PLANEJA FAZER SAIA COM CERTEZA DE PERFEIÇÃO PRECISE DE MAIS TEMPO PARA ISSO, E NÃO TIVER PRAZO MÁXIMO, NÃO IMPORTA QUE VC ESTEJA ANSIOSO OU EMPOLGADO, ESPERE! (O TEMPO É NOSSO ALIADO PARA CORRIGIR ERROS COMETIDOS, ALÉM DO MAIS, QUANDO NOS DESLIGAMOS DE ALGO E NOS LIGAMOS DE NOVO DEPOIS DE CERTO TEMPO, DESCOBRIMOS COISAS QUE NUNCA VERIAMOS DA VEZ ANTERIOR)"


48- EXPERIMENTE USAR O EXCEL:

AJUDA MUITO NO SERVIÇO, (COM CONTATOS, VALORES QUE VC LANÇA EM PROGRAMAS) SEMPRE AJUDA QUEM TRABALHA EM ESCRITÓRIO, BASTA VC SE ESFORÇAR EM DIGITALIZAR TODAS AS INFORMAÇÕES, MAS EU DIGO: 'VALE A PENA"


49- FORÇE O 1º PASSO

SE TIVER ALGO PRA FAZER, MAS É TEDIOSO OU/E CHATO DEMAIS? ENTÃO FORCE O 1º PASSO, QUE É O MAIS DIFÍCIL, AI QUANDO TIVER DADO CONTA, JÁ ESTARÁ FAZENDO (GERALMENTE É ASSIM TIRANDO O CASO QUE NECESSITE DE CONCENTRAÇÃO O TEMPO INTEIRO, COMO LEITURA... PORQUE AI TERÁ QUE SE ESFORÇAR O TEMPO INTEIRO)


50-SEJA UM TANTO PERFECCIONISTA ...

...PARA ACERTAR ATÉ MESMO AS PEQUENAS COISAS QUE VC NOTAR QUE ESTA ERRADO (EX: UM CLIPS FORA DA CAIXA...)


51- BUSQUE TRATAMENTO...

CUMPRIR "TODAS" ESTAS DICAS DO MANUAL É A MESMA COISA QUE TENTAMOS NÃO PECAR, SÓ DA PRA "TENTAR", MAS SE FIZER O TRATAMENTO, PODERÁ SER CAPAZ DE CUMPRI-LAS, PODENDO QUEM SABE, SE TORNAR ALGUÉM MELHOR DO QUE UMA PESSOA CONSIDERÁVEL NORMAL


52- ADQUIRA UM CERTO GRAU DE PESSIMISMO

A FAMOSA PERGUNTA: "O QUE DE PIOR PODERIA ACONTECER?", (ISSO AJUDA A EVITAR OU SE PRECAVER DE MUITAS COISAS...


53-SEMPRE PERGUNTE E QUESTIONE, ANTES E DEPOIS

EX: SE VC TRABALHASSE NUM SUPERMERCADO E TE MANDASSEM COMPRAR OVOS NO FORNECEDOR:

VC PODERIA PERGUNTAR ANTES:

_E SE NÃO TIVER NENHUM OVO?

_QUE TIPO DE OVO?

_E SE NÃO TIVER SUFICIENTE?

_ATÉ QUE PREÇO POSSO COMPRAR?

*SE MESMO ASSIM, DEPOIS ACONTECER ALGO QUE FIZESSE DAR ERRADO, SEMPRE PERGUNTE E QUESTIONE DETALHADAMENTE PARA:

1-SABER EXATAMENTE O QUE ACONTECEU,

2-COMO RESOLVER,

EX: O SUPERMERCADO JÁ TAVA DEVENDO AO FORNECEDOR...

VC PODERIA PERGUNTAR:

_QUE DÍVIDA?

_QUANTO É?

_QUANDO FOI?

_EM QUE FORMA DE PAGAMENTO PODERIA SER FEITO?

(OBS: SE FOSSE ALGO MUITO SIGNIFICANTE, PODERIA TAMBÉM LIGAR PARA O SUPERMERCADO PARA PEDIR OPINIÃO)


53-SEMPRE PERGUNTE E QUESTIONE, ANTES E DEPOIS

EX: SE VC TRABALHASSE NUM SUPERMERCADO E TE MANDASSEM COMPRAR OVOS NO FORNECEDOR:

VC PODERIA PERGUNTAR ANTES:

_E SE NÃO TIVER NENHUM OVO?

_QUE TIPO DE OVO?

_E SE NÃO TIVER SUFICIENTE?

_ATÉ QUE PREÇO POSSO COMPRAR?

*SE MESMO ASSIM, DEPOIS ACONTECER ALGO QUE FIZESSE DAR ERRADO, SEMPRE PERGUNTE E QUESTIONE DETALHADAMENTE PARA:

1-SABER EXATAMENTE O QUE ACONTECEU,

2-COMO RESOLVER,

EX: O SUPERMERCADO JÁ TAVA DEVENDO AO FORNECEDOR...

VC PODERIA PERGUNTAR:

_QUE DÍVIDA?

_QUANTO É?

_QUANDO FOI?

_EM QUE FORMA DE PAGAMENTO PODERIA SER FEITO?

(OBS: SE FOSSE ALGO MUITO SIGNIFICANTE, PODERIA TAMBÉM LIGAR PARA O SUPERMERCADO PARA PEDIR OPINIÃO)


55- USE POST IT

PARA QUEM NÃO SABE É AQUELE LEMBRETE AMARELO QUE GRUDA ONDE VC OLHA COM MAIS FREQUÊNCIA, USE NO PC, É MELHOR P LEMBRAR COISAS URGENTE (NEM SEMPRE DA PRA OLHAR CARDENETAS A CADA MINUTO)

DICA: AQUI CADA 100 FOLHAS PEQUENAS É R$0,80


56- UTILIZE O PROGRAMA 5S DE ERGONOMIA

AJUDA NA QUESTÃO DE ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO, ALEM DA CONVIVÊNCIA,

(QUER SABER ONDE ENCONTRA? TENHA INICIATIVA E PROCURE NO GOOGLE!!!)


57- COLOQUE UM ALARME PARA OLHAR CADERNETA

SE VCS, COMO EU ESQUECEM DE OLHAR CADERNETA, COLOQUEM O ALARME DO CELULAR PARA TOCAR EM HORÁRIOS CRÍTICOS COM O LEMBRETE DE OLHAR A CADERNETA:

(EU MESMO COLOCO PARA 9:30 DA MANHA PARA VER O QUE TEM NO INICIO DO DIA, 12:30 PARA COISAS DEPOIS DO ALMOÇO)


58- DEIXE TUDO SEMPRE NOS BOLSOS

SE VCS TEM MANIA DE DEIXAR AS COISAS POR AI, E ACABAPERDENDO, SEMPRE DEIXE OS OBJETOS PEQUENOS E ESSENCIAIS COMO "CHAVES, CARTEIRA E CELULAR" DENTRO DO BOLSO, ATÉ CRIAR OSMOSE E SEMPRE PERCEBER SE TIVER FALTANDO ALGO EM QUALQUER 1 DOS BOLSOS
59- Seja tolerante consigo mesmo, mas também não esmoreça. Lembre-se de que ninguém começa a correr num dia e vira maratonista no dia seguinte.

60-Se você costuma tem dificuldade em gravar coisas que lhe pedem, uma boa dica consiste em repetir o que lhe pediram, dizendo mais ou menos assim: "OK, está combinado que eu vou fazer tal ou qual coisa".
(Só não utilize muito no mesmo dia para que não pensem mau de vc)

61- Caso você é daqueles que estão sempre atrasados, programe-se para chegar com 10 minutos de antecedência e não para chegar em cima da hora.
(Eu mesmo sei sou assim: ou chego antes ou chego depois, nunca no horário, então prefiro chegar antes)

62- Observe-se e verifique qual a parte do dia em que sua capacidade de atenção funciona melhor, e programe então certas tarefas que exijam mais concentração para esse período do dia.
Alguns estudos mostraram que nas últimas horas da tarde a maioria das crianças com TDA/H tinham seu rendimento diminuído.

63- Crie um sistema de premiação a você mesmo. Por exemplo, estabeleça metas e prêmios, como algo que você compre para si mesmo caso consiga atingir aquela determinada meta.
(Vamu encher a cara de Milk shake)

64- Faça exercícios físicos rotineiramente. Isso queima energia, e acalma o corpo.
(Eu mesmo costumo ir em orgãos publicos direto e gosto muito dos meus serviços externos)

65- Elimine qualquer observação negativa a seu respeito, só porque cometeu uma falha ou um esquecimento. Observe as coisas que você tem de bom. Todas as pessoas têm suas limitações e seus traços positivos. Descubra em que coisas você é bom e lembre disso falando ou escrevendo para si mesmo.

66- Reduza ou elimine o uso de álcool ou qualquer outra droga.


67- UTILIZE UM OBJETO DE CONTROLE

OBJETIVO: AUTO CONTROLE DE SONHOS ATÉ O MOMENTO CERTO.


O QUE É PRECISO:

A- USE 1 OBJETO BEM SIMPLES ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA (EXEMPLO: EU USO UMA CANETA, PARA JÁ MATAR 2 COELHOS COM 1 CAJADADA SÓ, POR CAUSA DA CADERNETA)

B- APRENDER A UTILIZÁ-LA QUANDO ESTIVER SONHANDO (EXEMPLO: SE TIVER PENSANDO EM MUSICA, A CANETA SERIA UMA BAQUETA DE BATERIA NA SUA MENTE, SE PENSOU EM FILME DE AÇÃO SERIA UMA ESPADA) 
OU SEJA, BRINCAR COM A CANETA ENQUANTO SONHA.

C- SÓ UTILIZAR ISSO QUANDO NÃO TIVER OBRIGAÇÕES (A CAMINHO DO TRABALHO, A CAMINHO DA FACULDADE NO ALMOÇO)

D-  NÃO FAZER MOVIMENTOS MUITOS BRUSCOS PARA NÃO CHAMAR ATENÇÃO (NO MÁXIMO GIRAR COM OS DEDOS, E SEM LEVANTAR BRAÇOS, NEM FAZER BARULHO)
COM UM TEMPO FAZENDO ISSO, VOCÊS NÃO VÃO CONSEGUIR SONHAR “BOA PARTE” DOS SONHOS, A MENOS QUE ESTEJA COM O “OBJETO” NA MÃO

O segredo não é cortar tudo, e sim aguardar o momento certo, o que seria de nós sem sonhos?....

68- OS OBJETOS AO SAIR...
RECOMENDO QUE NUNCA DEIXE DE SEGURAR OU DEIXAR ENCOSTADO EM VOCÊ, OBJETOS COM QUE SAIU (GUARDA CHUVA POR EXEMPLO) , SE ELE ESTIVER EM CONTATO COM VOCÊ, VOCÊ NÃO VAI ESQUECE-LO...

OBS: RELEMBRANDO DE  SEMPRE QUE POSSÍVEL, USAR ACESSÓRIOS QUE DÊ PARA GUARDAR ESSAS  COISAS, COMO BOLSAS, MOCHILAS OU MALETAS

69-  SE ALGUEM COMEÇAR A FALAR COM VOCE...
PARE TUDO QUE ESTIVER FAZENDO PARA ESCUTAR, POIS CERTAMENTE SE NÃO FIZER ISSO, IRÁ PERDER UM DETALHE IMPORTANTE DO QUE FOI FALADO.
(isso é, se for colega de trabalho amigos ou coisas assim...)


70- É SEMPRE MELHOR TER SOBRANDO DO QUE FALTANDO!

EU QUE MEXO COM CONTABILIDADE TENHO ISSO COMO MEU LEMA, QUANDO VOU SEPARAR DOCUMENTAÇÃO PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS...

SEMPRE TEM UM QUE PEDE ALGO AMAIS, OU SE EU TIVER NA DUVIDA SE PRECISA OU NÃO, A TENDÊNCIA É SEMPRE PARA QUE SIM.

MAS CLARO QUE EXISTEM CERTAS EXCEÇÕES:

NO MEU CASO,NA "JUNÇÃO" DESSES 3 MOTIVOS PARA NÃO SEGUIR:

A- SE EU NÃO TIVER ESTES DOCUMENTOS,
B- FOR DIFÍCIL DE CONSEGUIR
C- VER QUE NÃO É NECESSÁRIO

    OPTE POR ACUMULO DE PROCEDIMENTOS!

71- OPTE POR ACUMULO DE PROCEDIMENTOS!
Já levando em conta que nossa mente não funciona do mesmo modo e intensidade que os demais...

Uma dica que eu deixo que ajuda em muitos tipos de serviços é o acúmulo de procedimentos iguais...

Exemplo simples:

voce tem documentos para separar por tipo, envelopar e grampear.

existem 2 procedimentos que as pessoas utilizam:

1- Fazer a sequencia várias vezes, separando 1 tipo de documento, envelopando e grampeado.

2- Separar todos os tipos de documentos de uma vez, envelopar todos os documentos de uma vez, grampear todos os envelopes de uma vez

           MAS DEVE SEMPRE OPTAR PELA OPÇÃO "2"

(Toda vez que uso a opção 1 eu acabo fazendo besteira... pois me concentro numa coisa e mudo para outra, ai fico um tanto abestado)

72- PASSE SUAS CONTAS PARA DÉBITO AUTOMÁTICO

SÓ TENHAM CUIDADO PARA NÃO GASTAREM DEMAIS ANTES DO RECEBIMENTO DE CONTAS.


(EU SÓ TENHO UMA CONTA NO MEU NOME POR ISSO NÃO PRECISO)


73- ADQUIRA UM CALENDÁRIO , TANTO PARA CASA QUANTO PARA O ESCRITÓRIO (NESSE CASO O "CALENDÁRIO DE MESA" É MELHOR)


74- SEPARAÇÃO DE DINHEIRO BASICA


1-é recomendável utilizar o débito automático


2-O certo seria vc calcular os gastos que tem no mês... (alimentação, aluguel, plano de saude, conta1,conta2 conta etc.


3-separar as quantias com clips e anotações em cada separação....


4-Daquilo que sobrasse, eu sempre guardaria metade para ocasiões urgentes (famoso pé de meia) e nunca gastaria a menos que nescessário, e a outra metade seria para o lazer


5- sugiro que o dindin seja guardado numa gaveta com chave, que nem eu faço



OBS: já aviso uma coisa, eu sou assim, e talvez voces tambem sejam:


Ou eu sou radical ou eu sou relaxado.... ou seja, com dinheiro ja fui muito gastador, ai resolvi tomar jeito, e hoje me chamam de sovina... mas eu prefiro assim...


75 - REFERENTE ENTREGA DE OBJETOS (DOCUMENTOS E ETC.)


1- Se for algo como curto prazo e direto, (como entregar algo na sua empresa), não o solte até entregar no destino.. (dependendo do caso, use bolsas, maletas, malotes,etc..)

2- Se for algo de curto prazo e indireto (com coisas a fazer antes, o qual terá que solta-lo), então, "no mínimo" o mantenha sempre encostado em voce

3- Se for algo de longo prazo, então, "no mínimo", o mantenha no seu campo de visão (preferência num local onde voce mais olha durante o dia)

(Dependendo do caso, pode ser utilizado alarmes de celular, anotações na caderneta e marcações de "X" na mão)

Caso isso não seja seguido, existem grandes chances de voce:

A- Colocar o objeto em algum lugar, e sair do local sem ele;

B- Perder o objeto das mais diversas formas;

B- Esquecer o objeto em local distante;
C- Não entrega-lo no seu devido tempo;
D- Esquecer da existencia do objeto. 



76 - REFERENTE TICAGEM DE CERTO/FEITO:

SE VOCE ADERIR ÁS LISTAS DE TAREFAS OU LISTAS DE CONFERENCIA, "SEMPRE" MARQUE A OPÇÃO COMO FEITA "DEPOIS" QUE A FIZER, NUNCA QUANDO ESTIVER PRONTO PARA FAZE-LO OU ENQUANTO O ESTIVER FAZENDO.

MOTIVOS:

*SE SURGIR ALGUM IMPREVISTO ENQUANTO VOCE O ESTIVER FAZENDO, E ASSIM, O OBRIGAR A ABANDONAR A TEREFA,  QUANDO VOCE VOLTAR, ELE ESTARÁ INCORRETAMENTE MARCADO COMO FEITO. DEIXANDO ASSIM, PASSAR ERROS.

*NO MEIO DA CONFERENCIA VOCE PODE SE CONFUNDIR, AO TENTAR SE LEMBRAR SE JA TINHA MARCADO COMO FEITO ANTES OU DEPOIS; FAZENDO ASSIM VOCE VOLTAR E CONFERIR SE FOI FEITO MESMO. PERDENDO TEMPO COM ISSO.

 
77 - FOCANDO NO SERVIÇO


INVENTE METAS OU IMAGINE COMPETIÇÕES PARA FOCAR NO SERVIÇO

78- NÃO ESQUECENDO DE ALGUM OBJETO IMPORTANTE  NA MANHÃ SEGUINTE ANTES DE SAIR:


BASTA COLOCAR ESSE ALGO SOBRE OS SEUS SAPATOS


79-  UTILIZE PASTA SANFONADA PARA SEPARAÇÃO DE CONTAS E DOCUMENTOS IMPORTANTES (LEMBRE-SE DE UTILIZAR A PARTE DE ETIQUETAMENTO DELA)


80- NUNCA TOME DECISÕES QUANDO ESTIVER MUITO TRISTE, COM MUITA RAIVA OU MESMO MUITO FELIZ


81- OBTENHA E GUARDE MODELOS SEMPRE QUE PUDER

82- ÃO SEJA 100% AUTODIDATA (Busque aconselhamento, pois sempre faltará detalhes obvios e importantes que voce deixará passar)

12 comentários:

  1. Muito legal esse manual, conquistei algumas coisas ao tentar me adaptar a esse meu "jeitão" bem peculiar; já outras ainda estou processando como posso fazer mas acho que chego lá , tenho que fazer isso por mim.Valeu as dicas vou tentar adapta-las a minha realidade. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Peregrino,
    Adorei seu Manual de Sobrevivência, perfeito! Sua linguagem é clara, direta e o mais interessante: é escrito por alguem que vive o DDA. Gostaria muito que voce me permitisse passar seu Manual para alguns dos meus pacientes que não gostam de visitar a internet. Mas acho muito importante citar a fonte/autor. Posso colocar a autoria como Peregrino DDA? Já indiquei seu Blog para aqueles que amam mexer na internet e o retorno foi sempre muito bom.
    Como sou profi8ssonal da área de saúde e trabalho com DDA ou TDAH, posso dizer que sempre aprendo muito com voces. Parabéns pelo seu trabalho!
    Um abraço,
    Teddy

    ResponderExcluir
  3. Ola, Teddy, fico feliz por estar ajudando, pode colocar como fonte o próprio endereço do blog (Isso pode ajudar quem quiser mais informações sobre TDAH)

    O motivo pelo qual estou receoso de revelar minha identidade é pelo grande preconceito na área profissional para com os TDAHs, ainda mais, trabalhando eu na área de exatas.

    ResponderExcluir
  4. Olá Peregrino,
    entendo perfeitamente seus motivos, afinal minha identidade tambem não é revelada para não me expor nem expor meu marido. Concordo que o preconceito ainda é muito grande e não afeta somente os TDAHs, mas tambem aqueles que com eles estão casados (principalmente se são profissionais da área de saúde mental).
    Não se preocupe, farei como voce quiser.
    Obrigada por sua visita e resposta.
    Um abraço,
    Teddy

    ResponderExcluir
  5. SENSACIONAL, PEREGRINO!
    Vou utilizar várias dicas aqui no meu trabalho.
    Uma delas é parar de ler sobre TDAH durante o trabalho.
    Mas estou sem ritalina esses dias. vou comprar hoje.
    Um abraço
    Parabéns
    Alexandre

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente sensacional!
    Huahua, boa parte das dicas eu uso, mas vou adotar algumas outras (já que sempre podemos melhorar)

    ResponderExcluir
  7. Olá! Descobri que tenho TDA a 1 mês. Me identifiquei muito c/ vc pois tb trabalho na área contábil, sofri e ainda sofro muito com a falta de atenção (já perdi empregos por este motivo). Que bom saber, que é possível persistir nesta profissão tendo TDA pois gosto muito do que faço. (Já passei por muitas crises querendo desistir) Mas, olhando p/ traz, vejo que o TDA fez 1 estrago grande na minha vida. Hoje, só tenho vivido de esperança.
    Meus parabéns por essa iniciativa ;)

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelas dicas, são muito úteis. Elas abordam problemas reais no nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado pelas dicas. Tenho planos pro futuros bem complicados de serem alcançados, fiquei sem saber exatamente para onde ir já que descobrir meu TDAH recentemente, vou me estruturar pelas suas dicas realmente parecem se encaixar no meu perfil. Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Excelente!!! De todas as características subjetivas e sociais típicas do DDA o que mais me incomoda é o estigma posterior ao diagnóstico TDAH. Nossos familiares acham que com a ritalina viramos robos. Se de vez em quando erramos, agimos com impulso; instantaneamente somos alvo de críticas, tais como: - Já tomou tua ritalina hoje?, é melhor aumentar a dose, e por aí vai. As pessoas nos rotulam de modo a não mais aceitarem nossos erros tipicamente humanos. E o que é pior, nossos entes queridos muitas vezes cometem tais erros que se fossem cometidos por nós o céu cairia. Isso incomoda muito. Obrigado a TODOS.

    ResponderExcluir
  11. Ai cara do 74 ao 80 ta em branco, só selecionando para aparecer, mas vou TENTAR MEU MAXIMO pra seguir esse manual rsrs

    ResponderExcluir
  12. Gostei Muito! São muito Úteis!

    ResponderExcluir