PASSOS:
1- Esteja ciente de que muitos médicos não reconhecem que este problema existe. Ele está sendo pesquisado ainda, mas muita documentação online existe para aqueles que têm o problema.
2- Verifique os sinais. Você sonha acordado quase que excessivamente (ou seja, você passaria horas inteiras apenas sonhando)? Você começou a fazer planos fantasiosos (planos irreais sobre o que você faria em situações de fantasia)? Já reparou se você caminha em círculos ou realiza outras atividades quase compulsivamente (balançar na cadeira, bater com o pé)? Se assim for, você pode sofrer de devaneio excessivo.
4- Ninguém sabe o que causa o devaneio excessivo, embora algumas pessoas, mas não todas, tenham algum tipo de trauma em sua vida ou transtornos como TDAH.
5- Compreenda a diferença entre os devaneios excessivos e a esquizofrenia. Um esquizofrênico muitas vezes acredita que seus sonhos são reais e vê e sente os elementos de seu devaneio. Alguém com devaneios excessivos entende a diferença entre fantasia e realidade, mas simplesmente tem dificuldade de parar de sonhar acordado e de ter foco em tarefas regulares.
7- Defina metas pequenas. Infelizmente o mundo não pára só porque você prefere sonhar acordado. Dê-se metas atingíveis e pequenas. Se o objetivo for muito grande, será mais fácil desistir e continuar sonhando acordado. Se você precisa limpar a casa toda, comece só limpando o espelho do banheiro ou colocando a roupa suja no cesto.
8- Pegue leve consigo mesmo. Não se culpe porque você parece não conseguir fazer tanto quanto outras pessoas. Reconheça que você tem um problema e orgulhe-se do que você consegue fazer. Você precisa de amar-se mais do que nunca.
9- Considere ver um psiquiatra ou um terapeuta. Uma vez que não há muitas pesquisas ainda sobre este problema, eles podem não ter ouvido falar sobre ele. Mas você terá a oportunidade de falar com alguém sobre isso e resolver seus problemas, o que, por sua vez, pode ajudar a acabar com o devaneio. Muitas pessoas têm vergonha de fazer terapia, mas lembre-se de que não há nada de errado em buscar a ajuda de que você precisa.
10- Não desista! Você terá dias bons. Você terá dias ruins. Nos dias ruins, pode parecer que você não fez nada para ajudar a si mesmo. Lembre-se de que você tem feito coisas para ajudar a si mesmo e aceite que, só porque você teve um dia ruim, isso não significa que você falhou. Apenas siga em frente.
FONTE: http://pt.wikihow.com/Lidar-com-os-Devaneios-Excessivos
comecei a ter desvaneios excessivos quando tinha 8 anos e a musica sempre foi um gatilho para mim e com passar dos anos ler livros e qualquer coisa que eu via na tv passou a ser um gatilho pra mim, é como uma droga pra mim, quando passo o meu tempo ocupada ja começo a ficar agitada pra poder voltar a ficar sozinha e
ResponderExcluirentrar no meu mundo fantasioso... é tao intenso, acho que nunca vou me curar disso, ja tenho 21 anos e passo por isso todos os dias
Eu tenho 18 anos e sofro disso também é bem difícil deixar de lado a fantasia por ser prazerosa e até se sentir amado e lidar com meu outro trantorno de personalidade esquiva
ResponderExcluirParece eu , sofro disso e meus desvaneios também são uma porta de escape para minha personalidade esquiva.
Excluir