/* ----- Customização do Leia mais (Jump-break) ----- */ .jump-link a:link, .jump-link a:visited, .jump-link a:hover { background: url(https://imagizer.imageshack.us/v2/260x60q90/233/botaocontinuelendo.png) no-repeat left top; padding: 5px; }

terça-feira, maio 05, 2015

ARTIGO- Síndrome do Pensamento Acelerado

“(...) Quem não vence sem riscos triunfa sem dignidade” A.Cury.


Síndrome do Pensamento Acelerado


Nessa sociedade fast-food, onde tudo é rápido e pronto, alteramos perigosamente o ritmo da construção do pensamento. O mesmo fenômeno que nos libertou pode produzir graves prisões, entre elas medo, ódio e dependência. Seremos uma espécie de doentes que pouco honra a arte de pensar. Não fomos equipados educacionalmente para atuar como gerenciadores da psique, ou seja, para pensar.


Augusto Cury inaugura o primeiro capítulo do seu livro “Ansiedade” como enfrentar o mal do século, com a seguinte questão: Qual é o mal do século? Muitos não hesitam em responder que seria a violência, as drogas, a depressão... Porém, segundo Augusto Cury é a (SPA) Síndrome do pensamento Acelerado, que atinge mais de 80 % dos indivíduos de todas as idades, de alunos a professores, de intelectuais a iletrados, de médicos a pacientes. Estamos no apogeu de medicina e da psiquiatria, mas nunca estivemos tão doentes!


Segundo Augusto Cury, existe muitas confusões no que tange a diagnósticos errados de psicólogos, psiquiatras, psicopedagogos ao observarem crianças e adolescentes agitados, inquietos, com dificuldade de concentração e rebeldes nas normas sociais atribuindo-lhes o diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, quando na verdade a grande maioria são vítimas da Síndrome do Pensamento Acelerado. Essa síndrome produz sintomas semelhantes aos da hiperatividade, porém, suas causas são diferentes.


Na hiperatividade há um fundo genético, enquanto que a SPA a inquietação é construída pouco a pouco, ao longo dos anos. Entre as causas da SPA nas crianças está no excesso de estimulação, de brinquedos, de atividades, de informação. Nesses casos é possível corrigir ou “desacelerar” inicialmente a criança com SPA através do desenvolvimento de atividades mais lentas e lúdicas, como ouvir música tranquila, tocar instrumentos, praticar esportes, fazer teatro.



Apesar dos professores serem profissionais mais importantes de uma sociedade, o sistema educacional, está doente, formando pessoas doentes para uma sociedade estressante, pois leva os alunos, da pré-escola à pós-graduação, a conhecer milhões de dados sobre o mundo e que estamos, mas quase nada sobre o mundo que somos.


E educação raramente auxilia os alunos a desenvolverem as ferramentas básicas para aprenderem desde a mais tenra idade, a filtrar os estímulos estressantes, proteger a emoção, gerenciar seus pensamentos, pensar antes de agir, ser resilientes e, desse modo preparar o Eu gestor psíquico para lidar com a SPA. Segundo Cury, é comum afirmarmos que estamos na era do conhecimento, da democratização de informações, mas nunca produzimos tantos repetidores de informações, em vez de pensadores.


Especialistas dizem que a síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade. As pessoas mais vulneráveis geralmente são aquelas que são avaliadas constantemente por conta das suas obrigações profissionais, não podendo desligar um minuto sequer, caso contrário o trabalho é comprometido. As possíveis causas nos adultos são, além dessa ansiedade devido à pressão profissional, o excesso de informações às quais somos submetidos durante o dia, condição considerada normal nos dias de hoje.




Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/57930/sindrome-do-pensamento-acelerado#ixzz3ZGGpRdpX

Um comentário: