/* ----- Customização do Leia mais (Jump-break) ----- */ .jump-link a:link, .jump-link a:visited, .jump-link a:hover { background: url(https://imagizer.imageshack.us/v2/260x60q90/233/botaocontinuelendo.png) no-repeat left top; padding: 5px; }

quinta-feira, outubro 31, 2013

DICA- ETAPAS DE ESTUDO PARA PROVAS OBJETIVAS DE UM TDAH (ATUALIZADO EM 05/11/2013)

(((ATUALIZADO EM 05/11/2013)))


ATENÇÃO:

1- Utilizando este método consegui tirar notas entre 8 e 10 nas provas de minha pós graduação!

2 -Não tem como eu fazer uma pastagem para provas discursivas porque as minhas provas atualmente são somente objetivas.

3- Não garanto a eficiência dessas etapas nas provas discursivas porque a maiores dificuldade neste tipo de prova em relação ao objetiva são:

  • Decorar todas as frases mais importantes de forma que possa escreve-los nas provas com termos técnicos; (Pois, nem sempre é aceito escrever na própria linguagem, ou da forma que entendeu)
  • Memorizar os  conceitos, tipos, títulos, formas, características, categorias, etapas, fases, fatos e etc. a ponto de escreve-los na prova sem ter pista alguma. (Pois, nas provas objetiva teriam as opções para ajudar a lembrar)


Agora, postando o meu método de estudo: Específico para provas objetivas (marcar X)

NAS AULAS

A- Anotar tudo que o professor fala e escreve no quadro.

B- Antes das provas, pedir para o seu colega emprestar o caderno dele para eu ver se faltou passar algo no seu caderno.

C- Caso esteja desesperado, use um gravador.

PARA COMEÇAR A ESTUDAR:

A-Tenha em mente que o mais difícil é querer estudar e o início da leitura. Após isso, voce pega no tranco que nem empurrar um carro ladeira abaixo.

B- No local de estudo:


  • Com PC, rádio e TV desligados
  • Em local que possa fechar a porta
  • Livre de outras distrações

C- Ao ter uma ideia ou se lembrar de algo para fazer, separar uma folha de papel e anotar nele para fazer depois que terminar de estudar.

D- Estudar na posição mais confortável possível

 E- Procure criar a rotina estudando sempre no mesmo lugar e no mesmo horário.

ESTUDO:
OBS:


  1. Usar esta primeira abordagem antes do período de provas,  de preferencia a cada semana (lembra-se que nossa memoria curta chega a ser pior que a longa...então, é melhor absorver com o passar do tempo o entendimento matéria)
  2. Usar as proximas abordagens no tempo que voce calcula que da´ra para faze-lo no mínimo 2 vezes
 Primeira abordagem das apostilas e textos: 

A- Ler toda a matéria para entender do que se trata. (sem decorar)

B- Pegar a velocidade de leitura:


  • (No começo, a leitura tende a ser devagar, pois demora para voce pegar o fio da meada, ou seja, do que se trata a matéria ou onde ela parou, mas com o tempo a leitura começa a ser rápida, e compreensível, mas, cuidado para não dicar apenas lendo no piloto automático)


C- Não estudar com pressa para terminar logo, ou olhando o relógio direto.

D- Saber quanto tempo consegue estudar e reter informação, e não passar desse limite (ficar muito tempo lendo não significa que vai conseguir lembrar depois do que leu)

Ex: No meu caso eu estudo 2h por dia, e em situações críticas, estudo 3h.

Obs: Em caso de necessidade, continue o estudo em outro turno do dia.


E- Através dos exercícios que seu professor passa, descobrir se é do tipo que passaria questões muito específicas ou supérfluas nas provas

Ex:

Estou estudando captação de recursos para instituições sem fins lucrativos...

No meio da apostila dala que dá para conseguir alguns recursos de programas europeus..

No meio disso ele fala que a união Européia em 1993 e é constituída por 27 países...

Geralmente voce não ligaria para isso, mas se nos exercícios aparecer uma questão pedindo uma informação dessas... recomendo que passe se preocupar com os detalhes da apostila.



Segunda abordagem das apostilas e textos:

A-Após a primeira leitura, resolver os exercícios

B- Corrigir os exercícios

 (servirá para a primeira fixagem e para voce notar que ainda não foi o suficiente para aprender)

Terceira abordagem das apostilas e textos:

A- Sublinhe as palavras chaves das frases mais importantes :

Obs: Nada de sublinhar:


  • Palavras que voce seja capaz de lembrar ou palavras desessenciarias.


  • O, das, dos , para, em, etc


Ex:

Nesse sentido a liderança do gestor tem papel essencial no cumprimento do planejamento estratégico das empresas.

(Em parte, a matéria se fixará na sua mente não somente em memória, mais no subconsciente, pois, ao fazer a prova, é capaz que voce pareça que esta usando mais a lógica o e o óbvio do que a memória, como se nem precisasse estudar.)

B- Use a segunda leitura, para gravar:  Conceitos, tipos, títulos, formas, características, categorias, etapas, fases, fatos e etc.

Para isso, servira de muita ajuda a "mnemônica" para lembrar a quantidade destas e as suas primeiras letras:

Ex: 

Ferramentas de qualidade:

Fluxogramas  
 Diagrama de ishikawa
 Folha de lista de verificação
 Diagrama de Pareto 
Histograma 
Diagrama de dispersão
 Cartas de Controle

Poderia ser:

Fique
De
Fora
Da
História
Do
Carteiro

Quarta abordagem das apostilas e textos:

A-Tentar Resolver exercícios de novo. 

B- Corrigir os exercícios (veja o quanto evoluiu)



Quinta abordagem das apostilas e textos:

A- Releia toda a matéria apenas nas partes sublinhadas

B- Estude as respostas dos exercícios

EXTRAS: 

(Técnicas para provas Objetivas:)

(Estas eu ia digitar isso, mas achei na net as dicas que ia escrever já prontas, então...)

1º Dica - Eliminação

Primeiramente o candidato deve verificar se existe alguma questão com uma resposta absurda ou visivelmente errada, pode parecer simples, mas isso aumenta muito a sua probabilidade de acertar. Por exemplo: em uma questão com 5 alternativas, a probabilidade de acerto é de 20%, caso seja eliminado apenas uma alternativa a probabilidade já aumenta para 25%.

2º Dica - Repetição

Verifique se há respostas que se repetem, caso existam, estas tendem a ser as corretas. Por exemplo:

A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco
Note que as palavas Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

3º Dica - Semelhança

Geralmente o examinador tende a tentar confundir o candidato colocando alternativas parecidas ou próximas da resposta correta. Com isso as alternativas que são muito semelhante a outras provavelmente conterão a alternativa correta. Por exemplo: 

A) 10,8
B) 15,2
C) 15,5
D) 18,2
E) 20,5

Nesse caso a alternativa B é semelhante ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.

4º Dica - Generalização

Desconfie de toda alternativa que generaliza um determinado assunto, aqui vale a máxima que toda regra tem a sua exceção, quando houver alternativas desse tipo elas tem maior probabilidade de estarem erradas. Segue alguns exemplos de palavras que generalizam assuntos: nunca, jamais, sempre, completamente, incondicional, ninguém, todos, definitivamente e total.


Um comentário: