/* ----- Customização do Leia mais (Jump-break) ----- */ .jump-link a:link, .jump-link a:visited, .jump-link a:hover { background: url(https://imagizer.imageshack.us/v2/260x60q90/233/botaocontinuelendo.png) no-repeat left top; padding: 5px; }

quinta-feira, julho 11, 2013

DICA - Mnemônica

Uma mnemónica  mnemônica  é um auxiliar de memória. São, tipicamente, verbais, e utilizados para memorizar listas ou fórmulas, e baseiam-se em formas simples de memorizar maiores construções, baseados no princípio de que a mente humana tem mais facilidade de memorizar dados quando estes são associados a informação pessoal, espacial ou de carácter relativamente importante, do que dados organizados de forma não sugestiva (para o indivíduo) ou sem significado aparente. Porém, estas sequências têm que fazer algum sentido, ou serão igualmente difíceis de memorizar.




Dias dos meses

Por exemplo, uma mnemónica amplamente difundida é aquela utilizada para averiguar quantos dias tem um mês utilizando os nós superiores dos dedos e os seus intervalos. A cada nó, intercalado com o intervalo com o próximo nó, é atribuído sequencialmente um mês, iniciando-se sempre no nó do mínimo, em sequência até ao nó do dedo indicador e continuando para a outra mão da mesma forma. Por serem doze meses, a contagem deverá terminar no nó do dedo anelar da segunda mão.




mão esquerdamão direita
Dedosm-A-M-II-M-A
MesesJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez



Sistema Solar



Pode-se usar a frase que é usada em escolas para fazer as crianças memorizar os nomes planetas do Sistema Solar: MercúrioVênusTerraMarteJúpiterSaturnoUranoNetuno e Plutão:


Minha velha(ou vó) traga meu jantar: sopa, uva, nozes e pão.
Ou ainda:

Minha Velha Tia Mandou Jogar Sal Úmido Nas Plantas.
Minha vó traga meu jantar: sopa, uva,nabo e pão.
Minha Vó Tem Matado Jacarés Sem Usar Nenhuma Pistola.
Minha Vó tem Muitas Jóias, Sabe Usá-las No Pescoço.
Minha Vó tem Muitas Jóias, Só Usa No Pescoço.
Meu Vestido Todo Molhado, Já Secou UNovo Pedaço.
Meu Velho Tio Mandou Júnior Saborear Umas Nove Pizzas.


Outras línguas

Decorar possessivos inglêses no qual se refere a ele (dele = his) ou ela (dela = her) :


MUL"HER"


Nomes Históricos


Alguns nomes de imperadores romanos:

Decorando certas palavras:

CLANEGALO 

Cláudio
NERO
GALBA
OTÃO

VIVESTIDO

Vitélio
Vespasiano
Tito Flávio
Domiciano

FONTES:


Nenhum comentário:

Postar um comentário