/* ----- Customização do Leia mais (Jump-break) ----- */ .jump-link a:link, .jump-link a:visited, .jump-link a:hover { background: url(https://imagizer.imageshack.us/v2/260x60q90/233/botaocontinuelendo.png) no-repeat left top; padding: 5px; }

segunda-feira, janeiro 21, 2013

ARTIGO- TIQUES NERVOSOS

A partir dos 12 ou 13 anos,  tive que começar a ennfrentar mais um novo obstáculo em minha vida... "tiques"

Eram 2 se me lembro bem..

eu piscava muito...e o pior deles "eu fazia um som agudo com a garganta parecendo um  rato"...

Se voce não tem/teve isso, para ter idéia uma de como foi isso para mim...

Com certeza voce deve ter ouvido aquele velho caso de que se estiver debilitado de usar seus braços, com certeza, irá sentir uma vontade insuportavel de coçar o nariz...

No meu caso foi bem parecido...

Com os olhos eu parei com uns 15 anos... quando notei que passava o dia todo com os olhos arregalados (tentando prestar atenção nas coisas, assim meus olhos ressecavam logo) Ai eu apenas aprendi a relaxa-los, como se estivesse com um pouco de sono...efoi o suficiente para parar com a piscação...

Já o grunhido que fazia com a garganta...foi dificil parar, e volta de vez enquando e some pouco tempo depois... Até meu pai quando eu era pequeno, me botava de castigo para parar com isso... mas não era tão facil..

Agora vamos a matéria:


TIQUE NERVOSO : CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO




Os tiques nervosos são contrações involuntárias rápidas, repetitivas, de um grupo de músculos. Eles podem ocorrer na forma de:

tiques motores (movimentos corporais)
tiques fônicos ou vocais (sons)
A maioria dos tiques são suaves e freqüentes e eles não podem sequer ser perceptível para a pessoa que experimenta-los ou para os outros.No entanto, alguns tiques podem ser freqüentes e graves. Tiques também pode ser um sintoma da síndrome de Tourette.


TIPOS DE TIQUES

Os tiques motores pode afetar qualquer parte do corpo, mas que muitas vezes envolvem os músculos da face, olhos, cabeça e pescoço. Estes movimentos produzem tais como:

espasmos
careteamento
piscar os olhos
repuxar da cabeça
encolher de ombros
Comuns tiques fônicos incluem:


  • tosse
  • grunhindo
  • pigarrear
  • fungar de nariz
  • estalar a língua

Algumas pessoas com tiques pode ser capaz de suprimir (controlar) um tique nervoso durante um curto período de tempo. Sentem tensão crescente até o tique ser finalmente libertado. Os tiques motores ou vocais podem ser complexos.

Os tiques complexos são:


  • Motores – pular, tocar as pessoas ou coisas, cheirar e retorcer-se
  • Vocais - palavras ou frases fora do contexto; ecolalia (repetição de um som, palavra ou frase); coprolalia (dizer palavras de baixo calão, insultos, obscenidades).

PROGRESSÃO DE TIQUES

A maioria dos tiques começa durante a infância. As pessoas que têm eles experimentam períodos em que eles são melhores e os períodos em que está pior. Na maioria dos casos, os tiques melhoram sem tratamento durante a adolescência ou início da idade adulta.

Alguns factores pode fazer tiques pior, tais como:


  • ansiedade
  • estresse
  • cansaço


Se você tem um tique leve, você pode decidir que o tratamento não é necessário. No entanto, se desejar ter o tratamento, um número de diferentes medicamentos podem ser usados, embora alguns podem causar efeitos secundários.

Bem como medicamentos, tratamentos comportamentais também podem ser úteis. No entanto, eles são geralmente oferecidos somente em centros especializados, como algumas formas de terapia.

Síndrome de Tourette é uma condição onde tiques motores ou fônicos são experienciados.Também pode ser associado com outras dificuldades, tais como problemas comportamentais, déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), problemas de sono e  transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Síndrome de Tourette afeta cerca de 1 em cada 100 crianças. Os tiques geralmente começam por volta dos seis anos de idade e, ao longo do tempo, que muitas vezes tornam-se mais grave. Eles são geralmente no seu pior quando uma criança é de 10 a 12 anos de idade. Os tiques geralmente começam a melhorar durante os anos depois da adolescência.

FONTE:
http://cefaleias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário