/* ----- Customização do Leia mais (Jump-break) ----- */ .jump-link a:link, .jump-link a:visited, .jump-link a:hover { background: url(https://imagizer.imageshack.us/v2/260x60q90/233/botaocontinuelendo.png) no-repeat left top; padding: 5px; }

sexta-feira, janeiro 18, 2013

ARTIGO- NOITES MAL DORMIDAS PODEM GERAR ANSIEDADE E DEPRESSÃO


Esta semana foi como um teste involuntário, e a cobaia fui eu....

Todos os dias eu ia dormir na hora mais cedo que consiguisse (meia noite)

e acordava calmo e disposto...

porem ontem fui dormir mais tarde 1:30...

e parece ue estou possuido de ansiedade...

Bom, aqui vai uma matéria da revista Galileu explicando a correlação destes dois:



Pesquisa diz que cada hora a menos de sono aumenta a chance de desenvolver os distúrbios em 14%
por Redação Galileu
Se você dorme mal e anda ansioso ou depressivo, saiba que esses problemas podem ter ligação. Um estudo feito com quase 21 mil jovens australianos entre 17 e 24 anos mostrou que a falta de sono adequado pode levar a várias formas de ansiedade.

O risco aumenta 14% a cada hora a menos de sono, tendo como base as oito horas que os especialistas recomendam. Quem dorme seis horas por noite tem duas vezes mais propensão a desenvolver estes problemas do que quem dorme oito horas, segundo a pesquisa.


Shutterstock

A pesquisa, publicada na revista SLEEP,   encontrou a mesma relação em pessoas que já sofrem de algum grau de depressão ou ansiedade. Cada hora a menos de cama aumenta em 5% a chance da pessoa continuar com o problema psicológico por mais um ano. Nenhuma relação foi encontrada com pessoas que dormem até nove horas por noite.

>> Quem dorme até tarde não é vagabundo

Os pesquisadores também descobriram que o risco de começar os problemas psicológicos foi maior naquelas pessoas que costumam dormir menos ainda. Quem passa apenas cinco horas na cama tem três vezes mais chances de desenvolver problemas. Mas quem dorme sete horas por noite e tem boa saúde mental parece não ser impactado por não ter as recomendadas oito horas de sono.

Os participantes do estudo da Universidade de Sidnei responderam a questionários sobre seu hábitos de sono e depois tiveram seu nível de estresse psicológico avaliado de acordo com a escala de Kessler, um método que pergunta sobre sentimentos de cansaço, nervosismo, falta de esperança, impaciência, depressão, tristeza e indiferença. Trinta por cento dos participantes dormiam de sete a oito horas, 18% dormiam menos de sete horas. Menos de 2% disse ter noites curtíssimas com menos de cinco horas.

Os pesquisadores descobriram que a relação entre falta de sono e problemas psicológicos é complexa porque também é possível que a falta de sono seja justamente um dos sintomas de ansiedade e depressão. Para eles, o aumento do estresse em jovens de várias regiões do mundo pode ter sido causado pelo estilo de vida que nos levou a dormir menos. E o aumento das horas de sono poderia ser proporcionado atrasando o horário de entrada nas escolas e – não comemore ainda – cortando as horas gastas em frente à TV, computador e videogame antes de dormir.


FONTE: http://revistagalileu.globo.com/

3 comentários:

  1. Muito interessante essa matéria. Eu já tive alguns problemas com sono bem complicados que afetaram até a minha saúde física e agora que melhorei, faço de tudo para sempre dormir direitinho. Ficar sem dormir realmente me deixa péssima.

    Atualmente eu estou em um dilema porque a Ritalina LA está me deixando sem sono até tarde da noite, mesmo eu a tomando (e acordando) às 5h da manhã. Não sei o que eu vou fazer.

    Ficar sem um bom sono pode causar vários problemas. Será que não é a ansiedade que está te atrapalhando a dormir? Desejo melhoras à sua saúde e espero que você se cuide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo dormir cedo porque sempre tenho a sensação que não aproveitei direiro as horas de lazer do meu dia...

      Excluir
    2. Dois. Mas cedo pra mim .... Só consigp dormir depois das tres, veja que #$%#@

      Excluir