/* ----- Customização do Leia mais (Jump-break) ----- */ .jump-link a:link, .jump-link a:visited, .jump-link a:hover { background: url(https://imagizer.imageshack.us/v2/260x60q90/233/botaocontinuelendo.png) no-repeat left top; padding: 5px; }

segunda-feira, dezembro 17, 2012

SINAIS NORMAIS PARA UM TDAH MAS TAMBÉM ESPECÍFICAS PARA UM MENTIROSO



Vocês devem saber que testes comportamentais e suas análises não são 100%, pois sempre tem algum grupo que não correspondem as expectativas dos padrões estabelecidos para efetivação dos resultados.

Algo curioso que escutei uma vez era que uma empresa de seguros iria passar a utilizar um programa para detectar clientes quem estivesse mentindo para o call center causando prejuízos presentes ou futuros á empresa.

Uma das análises que o programa faria seria a tremulação da voz que é frequente quando a pessoa esta mentindo. Porem, essa característica na voz é muito frequente na locução dos tímidos, podendo prejudica-los.

Talvez vocês já devem saber por experiencia própria, ou ter escultado dicas, ou quem sabe lido sobre os sinais dos mentirosos, entretanto boa parte desses sinais são bem frequentes no dia a dia do TDAH:

É ai que entra a frase popular: "Até provar que focinho de porco não é tomada..."

Quais são os sinais que nos comprometem?

Fingir que não ouviu a pergunta

Fingir que não ouviu uma pergunta é uma maneira de ganhar tempo para elaborar uma resposta mentirosa. Fazer longas pausas durante a resposta, também.

(Diversas vezes não percebemos que que alguém falou com a gente, ou não entendemos o que falam)

Prolongar muito uma reação de surpresa

Porque: A emoção mais curta que existe é a da surpresa. Ela dura o tempo necessário para o cérebro identificar uma novidade, ou seja, não mais que 1 segundo! Prolongar a expressão de "nossa, você me pegou desprevenido" é uma forma de ganhar tempo para preparar uma desculpa.

(No nosso caso, demoramos para lembar o fato ocorrido, ou seja "acessar a memória" para nos defender)

Pouco, ou nenhum, contato direto nos olhos;

Geralmente em razão da culpa de estar mentindo e o medo de confrontar cara a cara a pessoa. alem de que olhar para cantos vazios ajudam a imaginar melhor a mentira.

(No meu caso, olhar nos olhos me desconcentra, isso sem contar que a comorbidade de fobia social ajuda a fazer isso tambem)

Voz fora do tom. 

Isso produzirá um som mais alto;

(Até hoje parece que não tenho um tom de voz definitivo, dependendo da minha "empolgação" na conversa, eu posso alcançar um tom bem agudo. ou talvez subconscientemente para que minha voz sobressair mais que a do ouvinte para que ele me esculte mais do que eu escute ele.)

Sinais de desconforto.

(Se voce tiver fobia social que é uma comorbidade do TDAH,  com certeza vai estar desconfortável)


O corpo da pessoa mentirosa pode ficar trêmulo

(Só o fato de constar Hiperativo no nome do transtorno, já sabem o porque disso aqui)

Frases de  fuga:

A pessoa que mente pode utilizar as seguintes frases para ganhar tempo, a fim de pensar numa resposta (ou como forma de mudar de assunto): "Para dizer a verdade...", "Para ser franco..." "Poderia repetir a pergunta?",

(Sempre prolongo frases com "na verdade" e etc. para que enquanto falo isso, eu pense no que vou falar, e quanto a "repetir a pergunta" é porque não entendi mesmo)

Humor e sarcasmo

 A pessoa os utiliza para aliviar as preocupações do interlocutor;

(A todo momento faço isso, dependendo com quem for e da intimidade que tenho com a pessoa)

Mudança de assunto

O mentiroso tenderá a propor a mudança de assunto. A tensão é aliviada com a crença de que a troca de assunto fará a questão ser esquecida. A pessoa honesta tenderá ao esclarecimento da falsa acusação, colaborando, já que não foi ela mesmo quem cometeu o deslize.

(Uma das características básicas do TDAH é a mudança constante do tema inicial da conversa)

Acrescentar informações posteriores

 A pessoa que mente continuará acrescentando informações até se certificar de que você se convenceu com o que ela disse;

(Dificilmente podemos lembrar de tudo no momento da pergunta, assim, o jeito é acrescentar depois)

Pouca propensão ao contato físico:

Haverá pouco ou nenhum contato físico por parte da pessoa durante a tentativa de convencê-lo;

(Quem tem fobia social que é uma comorbidade de TDAH não costuma encostar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário