/* ----- Customização do Leia mais (Jump-break) ----- */ .jump-link a:link, .jump-link a:visited, .jump-link a:hover { background: url(https://imagizer.imageshack.us/v2/260x60q90/233/botaocontinuelendo.png) no-repeat left top; padding: 5px; }

terça-feira, novembro 27, 2012

ARTIGO- TDAH EXISTE, MAS, TAMBÉM EXISTEM MUITAS PROVIDÊNCIAS A SEREM TOMADAS...

Como todos devem saber, existe uma grande briga relação ao tratamento do TDAH...

Agora, detalhando melhor isso... a briga é entre:

Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
*Defende a existência e o tratamento do TDAH




Conselho Federal de Psicologia (CFP). 
*Defende a inexistêcia do TDAH


Agora, qual seria a diferença entre essas duas:


* A Psiquiatria é uma especialidade da medicina, no qual seu profissional pode diagnosticar e tratar doenças relacionadas com nossa mente.

* A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos, no qual seu profissional não é médico, não podendo ele emitir um atestado médico ou receitar medicamentos.



São 2 pontos a serem abordados em relação a essa disputa:

1- O uso indiscriminado dos remédios


Sim, da mesma forma que na era da inquisição existiam mais de 30 ossadas dos 12 discípulos espalhados por Roma para que fossem cobradas as visitas a elas, hoje existem uma demanda bem maior de remédios para crianças, não tendo parte delas a necessidade do tratamento por não serem TDAH
Mas ai que entra as duas palavras que causam grandes erros de decisões na sociedade: a "generalização e a radicalização".

Generalização: Quer dizer então que se parte da demanda de ritalina por exemplo é utilizada de fora irregular, então toda ela é irregular?


Radicalização: Se parte da demanda é de ritalina é suprida erroneamente, então, deve-se cortar toda a distribuição?

2- A existência do TDAH e a necessidade de seu tratamento


Práticamente usam uma teoria da conspiração para dizer que não existe TDAH, como foi visto no vídeo... Que é apenas uma forma  de "zumbificar" a crianças, tornando mais fácil para quem tem que lidar com elas e ao mesmo tempo enriquecendo a industria farmaceutica.
Entretanto, usando este argumento, não levam em conta que não são apenas as crianças que são diagnosticadas com TDAH. Eu tenho 23 anos, e sou um... e eu digo que apoio amplamente o tratamento a base de medicação em adultos, em razão da alta necessidade de concentração e sincronia mental no nosso dia a dia...no qual é incrivelmente difícil conseguir por conta própria.

Para terem um exemplo, aqui vai minha experiência dessas ultimas semanas, em que meu remédio esta em falta em todas as farmácias:

A- Quando coloco a pilha de papeis no qual tenho de processar, toda a minha energia some, e mesmo com todas as minhas técnicas, ainda fica difícil... posso dizer que perdi 50% ou mais de produtividade...


B-
Ao ler algo para os meus colegas, parei de fazer uma leitura perfeita para uma leitura que comia palavras ou no qual eu inventava as próximas palavras...


C-
Na minha aula de música, a minha professora falou sobre a duração de uma certa nota, e eu fiz o mesmo erro 3 vezes seguidos.... sendo 2 vezes por eu não prestar atenção no que ela falou e a ultima por que eu esqueci do que ela falou...

Agora, em razão da medicação de crianças TDAH's, não ha como eu me expressar... 
Sim, minha infância deixou muito a desejar tanto socialmente quanto educacionalmente, mas, não faço ideia de como teria sido as coisas caso tivesse sido medicado... pois, mesmo que as coisas tivessem melhorado, em razão de concentração, as coisas poderiam ter piorado na minha vida social em razão do vazamento do fato que me medico, ou quem sabe por efeitos colaterais fisiológicos e psicológicos que o remédio poderia causar na minha fase de desenvolvimento,....

Eu nem mesmo conheço crianças que sejam tratadas a base de medicamentos, agora, caso seja cientificamente comprovado que a medicação pode causar consequências sérias as crianças, eu sou capaz de apoiar o uso apenas para a maioridade.

3 comentários:

  1. Texto excelente, bastante imparcial.
    Apesar do autor fazer o tratamento medicamentoso e mencionar isso.
    Agora, com relação ao uso nas crianças, os benefícios já foram comprovados e nunca li nenhum relato que justificasse a proibição da Ritalina durante a infância ou adolescência.
    O risco de o portador em questão abusar de drogas diminui bastante, o aproveitamente escolar aumenta drasticamente e também ajuda na psicoterapia.. tem especialistas que nem aceitam pacientes que não estão sendo medicados.

    ResponderExcluir
  2. * A psicologia é uma especialidade da medicina, no qual seu profissional pode diagnosticar e tratar doenças relacionadas com nossa mente.
    * A Psiquiatria é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos, no qual seu profissional não é médico, não podendo ele emitir um atestado médico ou receitar medicamentos.

    As definições de psiquiatria e psicologia estão invertidas nessas duas explicações. Eu também tenho TDAH e sempre troco coisas desse jeito durante a fala.

    Excelente postagem. Aliás, excelente blog. Sempre o acesso quando quero sentir que não estou sozinha com todos os meus sintomas e quando quero ler novidades e curiosidades sobre o transtorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo aviso... no processo de resumo sobre o conceito desses 2 acabei nem percebendo... fazer oque né.. nomes parecidos as vezes confundem até na verificação.

      Mas anda bem que neste blog a gente se entende, e não atacamos uns aos outros como em outro blogs "normais"....

      Excluir